quinta-feira, 31 de maio de 2012

As misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa

Elas são famosas em todo o mundo: as estátuas Moai! Essas estátuas gigantescas estão localizadas na Ilha de Páscoa, que pertence ao Chile. Mas estas fabulosas obras estão envolvidas em mistérios até hoje.


A Ilha de Páscoa tem 390 km² e é uma ilha formada por erupções vulcânicas, fica a 3700 km de distância da costa leste do Chile. Ela recebeu o nome de Ilha de Páscoa por causa do comandante holandês Jacob Roggeveen, que chegou a ilha um dia antes do domingo de Páscoa.






Elas foram construídas por volta de 1000 d.C. a 1500 d.C., por um povo chamado Rapanui. Elas atingem mais de 4 metros de altura (a maior tem mais de 20 metros) e pesam toneladas, uma delas inclusive chega a mais de 80 toneladas!


Os pesquisadores acreditam que os povos rapanui da ilha lapidaram imensas pedras em homenagem aos espíritos deuses de sua religião e aos mortos. Mas há contraversões de geólogos que dizem que as rochas da quais os moais são feitos não podem ser encontradas nas ilhas. Essa ideia foi aceita e então os pesquisadores concluíram que as rochas foram trazidas de fora usando canoas... mas como carregariam estas pedras imensas e pesadas? Arqueólogos chegaram a encontrar passagens secretas subterrâneas por quase toda a ilha, o que leva a crer que eles se preocupavam com invasões, ou não.


Há quem teoriza que foram alienígenas que carregaram as estátuas até lá, para servirem de sinais de pista de pouso ou símbolos de veneração.


Infelizmente, todos os registros e documentos sobre as construções e sobre a própria cultura da ilha foram destruídos graças a fúria e ao descuido dos colonizadores espanhóis, holandeses e ingleses.












O que você acha?


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário