sábado, 14 de dezembro de 2013

Dolly: a ovelha clone

A clonagem de seres complexos, como mamíferos, parecia um sonho inalcançável, digno apenas dos filmes de ficção científica. Porém, no final do século passado essa ideia foi desfeita.

O processo de clonagem de uma ovelha foi bem demorado e complicado. Após 276 tentativas falhas, finalmente os cientistas do Instituto Roslin, na Escócia, conseguiram o seu objetivo. Os diretores do projeto Ian Wilmut e Keith Campbell, dividem o crédito.

Ian Wilmut com Dolly

O núcleo de uma célula da glândula mamária da ovelha Bellinda (da raça Finn Dorset, conhecida como "cabeça branca") foi retirado e implantado em um óvulo da ovelha Fluffy (da raça Scottish Blackface, conhecida como "cabeça preta"). Depois, o óvulo fecundado foi implantado em uma terceira ovelha, chamada de Lassie (também "cabeça preta") e foi ela quem gerou Dolly.


O uso de raças diferentes foi a forma achada pelos cientistas de evitar que as características das três mães se misturassem.

Em 5 de julho de 1996, nasceu a ovelha Dolly. Quando essa notícia de clonagem foi publicada, em 1997, causou uma grande discussão em todo o mundo. Vários países se mostraram contra a clonagem, inclusive proibindo qualquer um a realizar este processo em humanos. O nome da ovelha foi escolhido por causa da atriz Dolly Parton, dona de seios enormes, remetendo a clonagem que foi feita a partir de glândulas mamárias.


Dolly ainda conseguiu ter filhotes, mostrando que não era estéril, como acontecesse com diversas mutações genéticas.


Alguns pesquisadores afirmaram que Dolly desenvolveu artrite ainda muito jovem, o que poderia indicar que a clonagem foi tão bem sucedida que até mesmo as características fisiológicas, como idade do organismo, da ovelha Bellinda havia sido transmitida para Dolly. Ou foi apenas um efeito do processo de nascimento fora do normal.

A ovelha Dolly viveu por alguns anos no instituto, até desenvolver uma infecção pulmonar. Para evitar seu sofrimento, ela foi sacrificada em 2003. Atualmente a ovelha está empalhada, em exposição no Museu Real da Escócia, em Edimburgo.



Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário